Pular para o conteúdo principal

RESUMO: Brasil: catequese e início da colonização

1)Objetivo.

Fortalecer o Absolutismo Real (garantir a unidade política).
Divulgar a fé católica.
Controle da fé e moral.
Apagar as diferenças entre os indígenas (todos são seres humanos: cristianizar e pacificar).
A educação não era prioritária. O mais importante era a salvação.



2)Sujeitos.

Missionários (representantes da cultura européia que era "superior" e da palavra de Cristo).
Jesuítas
Franciscanos
Carmelitas
Beneditinos

índios (Deveriam ser convertido à fé católica).

Colonos (não deveria desviar da fé católica).


3)Método utilizado para educar.

Aprendia-se a lingua dos indígenas.
Elaboração de textos para catequese.
Anchieta organizou uma gramática tupi.
Inicialmente os filhos dos colonos e os curumins prendiam ler e escrever juntos.
Depois separou-se os "catequizandos" dos "instruídos".
Nas missões usava-se a violência.


4)Relação entre os pares no processo ensino/aprendizagem.

Desrespeito dos jesuítas "pais" em relação as culturas dos índios "filhos".
"Desse modo os misionários pensavam estar prestando um serviço civilizatório aou retirar os nativos da 'ociosidade', da 'preguiça', da 'indisciplina' e da 'desorganização'" (p. 142).
"Por considerarem que os nativos viviam a 'infância da humanidade', os jesuítas se achavam no direito de agirem como 'pais', devendo portanto, corrigir e proteger. (...) As penalidades variavam conforme a gravidade da culpa, usando-se o açoite, o tronco e até mutilações, cuja excecução devia ser pública e exemplar" (p. 142).
Já os colonos, eram conquistados pelos jesuítas, principalmente mulheres e crianças, para impor os princípios católicos e portugueses.


5)Recursos didáticos utilizados.

"Anchieta usava diversos recursos para atrair a atenção das crianças; teatro, música, poesia, diálogo em verso" (p.141).


6)Local onde acontecia o ato de educação.

Salvador (1549): jesuítas fizeram uma escola de "ler e escrever".
Cidade de São Paulo: Colégio Santo Inácio (1554) que era mais uma "casa de meninos" do que um colégio.
Entre 1549 e 1759 (ano em que Marquês de Pombal expulsou os jesuítas) foram criadas escolas elementares, secundárias, seminários e missões.
Nas Missões.
Casa-grande (para elite).

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Brasil: catequese e início da colonização. In: _____: História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006, p. 138 - 147.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O período pré-colonial: formação e aspectos culturais do continente africano

O artigo é o capítulo 1.1 da minha monografia ( Histórias Comparadas:  Apontamentos sobre o funcionamento e manutenção dos regimes escravistas no Brasil e na África), defendida em julho de 2008 na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES sob orientação de Alysson Luiz Freitas de Jesus. Antes do processo colonial imposto pelos europeus, as sociedades africanas eram muito complexas. Cada local possuía uma organização política, econômica e social diferenciada. Devido às várias peculiaridades do continente africano, abordaremos, de forma mais enfática, a África Atlântica (termo referente a África Ocidental e Centro-Ocidental). Isso significa que falaremos de um território que vai do Senegal a Angola onde vieram grande parte dos nossos ancestrais africanos [1] .  Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio, apesar de não serem africanistas, em  Ancestrais : Uma introdução a História da África Atlântica (livro que mostra a origem e o costume de nossos descende...

Resumo do Livro: Educação como Prática da Liberdade

Paulo Freire mesmo vivendo no período de instabilidade política (por volta de 1964), foi capaz de elaborar teorias de educação mostrando a prioridade da prática. Ele propõe prática para alfabetizar e conscientizar as pessoas. As teorias de Freire ultrapassaram o seu tempo servindo assim para a atualidade. O autor defende a liberdade e não a imposição. O povo deve interferir ao máximo no vocabulário, mas o professor deve gerenciar, pois uma palavra é fruto de uma cultura e não um presente do educador ao educando. O aprendizado deve conscientizar a situação real do educando. A educação proposta por Freire é para homens livres. A educação deve ir contra a opressão. Maiêutica para homens do povo. Trabalhar a vida concreta das pessoas. O círculo de cultura tem como objetivo formar grupo de trabalho e debate buscando consciência da situação social das pessoas envolvidas. Antes da alfabetização devem-se introduzir imagens sem palavras mostrando situações reais para debater sobre cultura e ...